sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Como surgiram as brinquedotecas...


A primeira iniciativa de brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, nos Estados Unidos, quando o dono de uma loja de brinquedos percebeu que estava sendo roubado por crianças e reclamou com o diretor de uma escola municipal sobre a situação.  O diretor chegou a conclusão de que as crianças estavam praticando furtos de brinquedos por que não tinham com o que brincar. Então, com recursos da comunidade local iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos. O serviço deu certo, existe até hoje e é chamado de Los Angeles Toy Loan. (CUNHA, 1998).

Em 1963, em Estocolmo, na Suécia, a ideia de emprestar brinquedos começou a ficar mais consistente, sendo expandida quando duas mães de crianças excepcionais fundaram a primeira Lekotek (brinquedoteca em sueco), com o objetivo de orientar as famílias de excepcionais como poderiam brincar com seus filhos para estimulá-los melhor. 

Em 1967, na Inglaterra, surgiram as Toy Libraries, (“biblioteca” de brinquedos), as quais emprestam brinquedos para as crianças levarem para casa. E assim a concepção de brinquedoteca foi sendo construída, e vem crescendo a cada ano em número e diversidade de objetivos.

No Brasil as brinquedotecas apareceram na década de 80, e nasceu do desejo daqueles que preocupados com a criança e seu desenvolvimento viam no brinquedo um excelente companheiro e auxiliar no trabalho para com elas. 

Em 1984, foi fundada por Nylse Helena da Silva Cunha a Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABB), com o objetivo de fornecer assessoria para novos projetos e promover o intercâmbio entre as brinquedotecas já existentes, tendo como principal canal de comunicação o noticiário O Brinquedista.  

Em 1985, foi inaugurada a brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, pioneira no Brasil enquanto brinquedoteca em universidades, que além de propiciar às crianças o empréstimo de brinquedos, funciona também como laboratório de observação e pesquisa para estudantes de Pedagogia, Psicologia e áreas afins.

A brinquedoteca convida a uma mudança de pensamento e uma nova postura diante dos atuais valores que imperam em nossa sociedade. Sua proposta é abrangente a tal ponto que não se destina apenas às crianças, o convite é para todos aqueles que buscam uma sociedade realmente de direito para todos. Para tanto, o início da mudança precisa ser sentido através das crianças, é dando a elas o direito à infância que se principia a conquista da liberdade, pois sendo a criança livre hoje, ela será amanhã um adulto capaz de amar e de participar conscientemente do mundo ao seu redor (PUGA, SILVA).

Referências Bibliográficas
PUGA,E.M.G; SILVA,L.S. A Brinquedoteca na Escola: possibilidade do resgate do lúdico ou recurso da prática pedagógica. Acesso em 26/10/2012 encontrado em http://www.lisane.pro.br/
Disciplinas%5CTeoPratJogos%5CMaterial%5CArtigos%5CUnidadeII%5CA_brinquedoteca.pdf

CUNHA, N. H. da S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMANN, A (org.).
O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta. 1998.

SANTOS, Santa M. Pires dos. (org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis : Vozes,
1997.

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