A brinquedoteca é um espaço privilegiado que nos permite na contemporaneidade superarmos a falta que a vivência do lúdico vem fazendo na vida das pessoas,em especial, na vida das crianças. Ela é, por excelência um lugar para o brincar, ofertado às crianças de qualquer idade, condição social ou econômica.
O seu propósito maior é o de resgatar na vida das crianças o espaço fundamental para o desenvolvimento das brincadeiras espontâneas, espaço que vem sendo sensivelmente perdido ao longo das últimas décadas na sociedade, devido aos interesses sócio econômicos, que acarretaram o comprometimento do bem estar da infância e da família.
Uma brinquedoteca traz em si uma diversidade de propostas e objetivos que não se limitam a si mesmos, podendo eles ser flexíveis, de acordo com o interesse e a realidade de cada brinquedoteca. Apresentamos abaixo alguns deles:
- Oferecer às crianças um espaço especialmente para o brincar;
- Emprestar brinquedos;
- Estimular o desenvolvimento emocional, intelectual e social das crianças;
- Possibilitar às crianças situações que promovam o faz-de-conta;
- Possibilitar às crianças carentes o acesso aos brinquedos;
- Possibilitar às crianças interações sociais;
- Oportunizar às crianças relacionarem com adultos de forma agradável e espontânea, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em instituições. (CUNHA, 1998)
Ao falarmos em brinquedoteca estamos falando em uma oportunidade de experimentar o lúdico em sua totalidade, de um espaço repleto de liberdade e gratuidade, onde o ser humano pode dialogar com a sua essência, o seu eu, promovendo assim, de maneira autônoma a construção de sua subjetividade e a sua visão de mundo.
“Um espaço assim não é comum: sem cobranças nem exigência de produtos. Este espaço tão pleno, tão cheio de oportunidade pode ser a terra fértil apropriada para a germinação de um novo homem capaz de construir uma nova humanidade.” (SANTOS,1977,p. 22)
Referências Bibliográficas
PUGA,E.M.G; SILVA,L.S. A Brinquedoteca na Escola: possibilidade do resgate do lúdico ou recurso da prática pedagógica. Acesso em 26/10/2012 encontrado em http://www.lisane.pro.br/Disciplinas%5CTeoPratJogos%5CMaterial%5CArtigos%5CUnidadeII%5CA_brinquedoteca.pdf
CUNHA, N. H. da S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMANN, A (org.).
O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta. 1998.
SANTOS, Santa M. Pires dos. (org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis : Vozes, 1997.
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